Vila das Artes exibe Espelho Nativo, documentário sobre índios Tremembé

Prefeitura de Fortaleza - http://www.fortaleza.ce.gov.br/ - 14/07/2009
O documentário foi realizado através do DocTv IV e integra a programação cultural do XXV Simpósio Nacional de História.
O Ceará também é indígena. E o documentário "Espelho Nativo", produzido pelo etnógrafo e realizador Philipi Bandeira, através do DocTV IV, Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro do Ministério da Cultura (MinC), órgão do qual a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) é parceira, reflete a ancestralidade cearense através das questões que envolvem a vida do povo indígena Tremembé, que vive no município de Almofala, litoral cearense.


O projeto foi contemplado pelo DocTV IV Ceará (2008), concurso promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (em parceria com a TV Cultura, ABEPEC e TV Brasil), para ser exibido por emissoras de TV públicas, educativas e culturais em todo o Brasil. "O início dos trabalhos se deu com a realização de um ensaio fotográfico, em paralelo a uma pesquisa etnográfica e bibliográfica e uma vivência de campo, desde 2005; atividades que, desenvolvidas em conjunto, fundamentaram a formulação do projeto de realização audiovisual", explica Bandeira.


"Espelho Nativo não é um reflexo da realidade, é uma câmara escura, na qual diversos elementos se refletem em constituição de imagens. É um diálogo entre tempos, espaços sociais, culturas, natureza e seres. A partir dessa sala de espelhos, essa espécie de babel imagética, buscamos aquele olhar que desvele o ponto de vista do nativo", observa o realizador.


O documentário será exibido amanhã, 15 de julho, a partir das 18h30, na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro), equipamento da Secultfor, dentro da programação do XXV Simpósio Nacional de História, evento apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, e contará com a presença de Philipi Bandeira, que participará de um bate papo com o público após a exibição. A entrada é gratuita.

Serviço
Exibição do documentário \"Espelho Nativo\", dia 15 de julho, às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Informações pelo telefone (85) 3252.1444. Entrada gratuita.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé de Almofala
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.