Mutirão Arco Verde Terra Legal já passou por 20 municípios na Amazônia

MMA - http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=5018 - 12/08/2009
O Mutirão Arco Verde Terra Legal do Ministério do Meio Ambiente realiza desta quinta-feira (13/8) até sábado (15/8) ações nos municípios de Querência (Mato Grosso) e Novo Repartimento (Pará). As cidades fazem parte de um grupo de 43 municípios que são responsáveis por 55% do desmatamento na Amazônia Legal.

Em Querência, município situado na grande Bacia Amazônica e que abriga parte da reserva indígena do Xingu, 4,9 mil km² foram desmatados de uma área total de 17,8 mil km² até agora, segundo dados preliminares do MMA, IBGE, Inpe, Pnud e SNIS de 2008.

O desmatamento em Novo Repartimento, um dos mais novos municípios do estado do Pará e vizinho da primeira área demarcada como Reserva Indígena Paracanã, já totaliza 6,3 mil km² de uma área de 15,3 mil km².

Nos municípios, o mutirão inicia os trabalhos com uma reunião entre os representantes do governo federal, estadual e municipal, que assumem o compromisso de promover a mudança do modelo de produção atual para um outro que respeite a preservação do meio ambiente e, em seguida, é feito o atendimento à comunidade da região.

Em Querência, o número de estabelecimentos rurais chega a 613, já em Novo Repartimento eles somam 3.440 estabelecimentos.

"É o momento de integrar ações de governo, de aproximação efetiva para pactuar compromissos e atendimentos, de levar assistência técnica, noções de gestão ambiental, informações de comercialização de produtos para a comunidade, além dos atendimentos na área da cidadania", destacou o diretor de Desenvolvimento Rural e Sustentável do MMA, Paulo Guilherme.

Os mutirões da Arco Verde Terra Legal, direcionados para o auxílio à prevenção e ao controle do desmatamento nos territórios, chegaram à oitava semana percorrendo 20 municípios brasileiros e, até o final de outubro, as atividades devem alcançar os 23 restantes.

Na próxima terça-feira (18/8), os coordenadores estaduais da operação reúnem-se em Brasília, a partir das 9h, no Centro Cultural Banco do Brasil, para avaliar, programar os próximos mutirões e estabelecer os procedimentos de implementação de compromissos que estão sendo definidos durante as atividades nos municípios.
ASCOM
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • TI Parakanã
  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.