Oficina de Educação em Saúde é realizada em AL

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not958.html - 16/11/2009
A Coordenação Regional da Funasa em Alagoas (Core/AL) realizou, na semana passada, uma oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social na aldeia Xucurus-Kariri (Mata da Cafurna), na cidade de Palmeira dos Índios.

Entre os assuntos debatidos nos encontros, os participantes abordaram saneamento ambiental, compreendendo os aspectos de recolhimento e destinação do lixo, drenagem de águas pluviais, abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

Além dos representantes da Assessoria de Comunicação da Core/AL, também participaram da oficina alguns membros da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) da Aldeia Xucurus-Kariri (Mata da Cafurna) e lideranças indígenas.

Os participantes do evento fizeram uma visitação no Açude da Mata da Cafurna, para verificarem in loco a situação em que se encontra o açude, que foi esvaziado devido a apresentar rachaduras em toda sua estrutura.

A comunidade indígena agradeceu o trabalho desenvolvido com o ritual denominado "Dança do Toré". Os não indígenas foram convidados e aceitaram participar do ritual, indispensável à perpetuação dos costumes indígenas Xucurus-Kariri que só realizam este ritual em ocasiões especialíssimas.
Esse trabalho é realizado pela Core/AL buscando a promoção da saúde, mediante práticas pedagógicas com conhecimento técnico, cientifico e político que devem ser compartilhadas com os indígenas.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Mata da Cafurna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.