Vídeo Promove Campanha pela Regularização da Terra Indígena Caxixó

Anaí-Salvador-BA - 26/02/2003
Vídeo Promove Campanha pela Regularização da Terra Indígena do Povo Kaxixó, em Minas Gerais

Já estão disponíveis cópias do vídeo "Caxixó: o Segredo Encapado", peça da campanha pela demarcação e garantia do território deste povo indígena. As fitas podem ser adquiridas junto ao CEDEFES (Centro de Documentação Elói Ferreira da Silva), de Contagem, Minas gerais.

Para pedidos:
email: cedefes@cedefes.org.br
tel: (31) 3333-7683, 3333-8569 (FAX)
O custo é de R$15,00, mais despesas de correio.

Sinopse:
O documentário "Caxixó - o segredo encapado" mostra a luta de uma comunidade indígena, situada nos municípios de Martinho Campos e Pompéu, Minas Gerais, contra a expansão de grileiros e pecuaristas, que se apossaram de todas as terras agricultáveis e os mantém isolados e espremidos em "fundos de fazenda". Vivendo em uma das regiões de colonização mais antiga do estado, datada do início do século XVIII, os Caxixós sofreram constantes
adaptações em seu modo de vida, recebendo status legais sucessivos e sendo chamados sempre por categorias
genéricas ("gentios" e "caboclos") que pretendiam exatamente ocultar sua identidade étnica.

Nas duas últimas décadas, apoiados pelo sindicato de trabalhadores rurais de Pompéu, pela CPT (Comissão Pastoral a Terra) e pelo CEDEFES, eles iniciaram um processo de resgate de sua história, revalorizando as memórias locais e explicitando a sua relação com os sítios arqueológicos, dos quais se colocam atualmente como guardiães. Os organismos governamentais contudo mostraram-se reticentes em reparar esse longo processo de injustiças e discriminações, tendo sido durante sete anos questionada pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) a sua identidade indígena.

Mantendo-se como um foco de resistência, os Caxixós continuaram a reivindicar os seus direitos legais, ampliando o conjunto das instituições que os apoiavam. Em virtude de laudos realizados pela Procuradoria da República no estado de Minas Gerais (1999) e pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) (2001), a comunidade caxixó, concentrada sobretudo na localidade do Capão do Zezinho, foi reconhecida oficialmente pela FUNAI. Enquanto ainda aguardam do órgão indigenista a identificação e demarcação de suas terras, os Caxixós recordam a sua história e compartilham, agora sem encobrimentos, as memórias e o segredo de seu passado.

Realização: Bruno Pacheco de Oliveira
Roteiro: Bruno Pacheco de Oliveira e João Pacheco de Oliveira
Duração aproximada: 20 minutos.
Divulgação:
ANAÍ - Associação Nacional de Ação Indigenista
CNPJ 13.100.342/0001-25
Rua Santa Isabel, 5, 1o andar, Pelourinho
40025-110 Salvador, Bahia
Telfax: (71) 322-4320, Tel: (71) 322-9995
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Kaxixó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.