Finalizado 1° Encontro de Saúde Mental Indígena na Core/SP

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1102.html - 23/12/2009
Encerrou, na ultima sexta-feira (18), na Coordenação Regional da Funasa em São Paulo (Core/SP) o 1o Encontro de Saúde Mental Indígena na Atenção Básica. O evento foi realizado pela Assessoria de Saúde Indígena (Asin), que contou com a presença de lideranças indígenas e enfermeiros das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (Emsi) dos Polos-Bases de Bauru, Litoral Norte, Mongaguá, Peruíbe, Registro, São Paulo e a Casa de Apoio de Atenção a Saúde do índio (Casai/SP).

Durante o encontro, os grupos trabalharam as dificuldades das aldeias, em relação à saúde, apresentando sugestões sobre o tema. Para o líder indígena, Juvenilio Benites, da Aldeia Tenonde Porã, as discussões foram boas para se ter uma experiência sobre saúde mental. "Para a gente foi necessário saber como lidar com esses pacientes, para tentar encontrar de alguma forma como ajudar as pessoas", ressalta.

Já para antropóloga da Casai/SP, Vanessa Caldeira, a importância de promover encontros de profissionais trouxe uma desmistificação do que é saúde mental. "O evento deixou bem claro que a saúde mental é muito mais do que a questão dos distúrbios mentais, trata também do alcoolismo, a prevenção, a qualidade de vida e do bem-estar emocional das pessoas", salienta.

Na quarta-feira (16), o gerente da área técnica de saúde mental do Projeto Vigisus, Carlos Coloma, destacou a integralidade, que é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). "Saúde mental entra como campo de trabalho e conhecimento das partes e levará muitas contribuições ao próprio sistema, porque quando a saúde mental entra para procurar a integralidade vê o ser humano de maneira completa", disse.

A psicóloga, Elisabeth Pastore, responsável técnica pela área de Saúde Mental Indígena da Core/SP, afirma que o encontro foi muito proveitoso e trouxe benefícios aos participantes. "O espaço de diálogo com profissionais de saúde e lideranças, para as questões da aérea de saúde mental, fazem parte do cotidiano deles, das ações de cada dia", finaliza.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Barragem
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.