Audiência entre fazendeiros e comunidade indígena Xacriabá termina em acordo

O Norte de Minas - http://www.onorte.net/ - 10/04/2010
Permanência dos índios da comunidade Xacriabá e posse das terras pelo período de um ano, prazo para a Funai - Fundação nacional do índio indenizar os fazendeiros; 30 dias para conclusão do processo de revisão dos limites de demarcação; oito meses para acordo de pagamento da indenização cabível; oito meses para a Funai informar a conclusão do processo.

Esse foi o acordo firmado entre os integrantes da comunidade indígena Xacriabá e os advogados dos fazendeiros durante audiência do processo de reintegração de posse da comunidade indígena Xacriabá, na tarde de sexta-feira, 09, na justiça federal em Montes Claros.

Acompanhado de aproximadamente 40 integrantes da comunidade Xacriabá de Morro Vermelho e São João das Missões, o cacique Domingos Nunes de Oliveira lembrou conflito em meados de 1987, quando fazendeiros invadiram as terras dos nativos. De acordo com o cacique, três índios foram mortos pelos fazendeiros. Entre os mortos estava o pai de Domingues Nunes.

- Nós estamos aqui hoje para reverter a liminar de reintegração de manutenção de posse em favor dos fazendeiros - afirma o cacique.

Com um olhar triste, mas um sorriso nos lábios, o índio lembra da guerrilha e afirma: - meu pai nos ensinou que ele preferia ser um adubo na terra. Como ele morreu adubando as terras, aquilo aumentou ainda mais nossa vontade de lutar pelo que é nosso. Agora estamos à mercê da Funai. Mas, acredito que eles vão dar para nosso povo as terras que meu pai defendia e sempre nos pertenceu - disse.

Em mais de 20 aos de lutas, o cacique observa que algumas terras já foram reintegradas para a comunidade Xacriabá, mas a luta, hoje pacífica, ainda continua e as terras serão devolvidas para os verdadeiros donos.

A juíza federal Carla Dumont Oliveira de Carvalho, firmou o acordo entre as partes.

http://www.onorte.net/noticias.php?id=27146
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Xakriabá
  • TI Xakriabá Rancharia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.