Seduc entrega veículos para Educação Indígena nesta sexta-feira

Rondonotícias - http://www.rondonoticias.com.br/ - 16/04/2010
Nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) fará a entrega de duas caminhonetes Savana que vão beneficiar a educação escolar indígena. Uma será repassada ao município de Cacoal e a outra para o Núcleo de Educação Indígena em Porto Velho.

Segundo a secretária Irany Freire, em breve a Seduc vai repassar mais dois veículos que atenderão os municípios de Jaru e Guajará-Mirim. "Estamos fazendo a entrega dos veículos que vão beneficiar a educação indígena de Cacoal e Porto Velho e já estamos verificando a data de entrega de mais dois veículos, que ficarão à disposição dos núcleos de Jaru e Guajará.".
Para o coordenador do Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI), Elizeu Cordeiro, este é um avanço no atendimento das comunidades indígenas. "Com estes veículos vamos sanar o grave problema do transporte dos professores que atuam nas escolas indígenas.", comenta Cordeiro.

Histórico da educação indígena em Rondônia
Em Rondônia, o primeiro encontro de monitores indígenas ocorreu em Vilhena, em novembro de 1990. Em 1991 os monitores passam a integrar e serem reconhecidos como professores, integrando o quadro da categoria. No mesmo ano o decreto presidencial 26/91 estabeleceu que a coordenação das ações educacionais em terras indígenas passasse da esfera do Ministério da Justiça/FUNAI para o Ministério da Educação, e que a execução das ações educacionais ficasse como responsabilidade dos Estados e dos Municípios.

Desde então Rondônia vem gradativamente estruturando a Educação Escolas Indígena, melhorando a infra-estrutura, capacitação de professores, garantindo assim melhores condições de trabalho aos educadores e aprendizagem aos alunos. "A nossa preocupação é garantir a educação de qualidade para todos os rondonienses." destaca Irany Freira.

O Estado atende uma grande diversidade étnica, representada por mais de 30 povos distintos e 26 línguas indígenas onde aparecem comunidades que vão desde agrupamentos humanos fragmentados de menos de dez pessoas, como os Karipuna, até comunidades de mais de mil indivíduos como as comunidades Oro Wari.

Atualmente existem 77 escolas estaduais indígenas em Rondônia, que atendem em média 2.600 alunos.

Povos indígenas de Rondônia beneficiados
As ações da Seduc e do NEEI atendem em Rondônia os povos: Arara, Aikanã, Amondawa, Arikapu, Cabixi, Campé, Canoé, Cao Oro At , Cassupá, Cinta-Larga, Gavião, Jaboti, Karipuna, Karitiana, Kaxarari, Kwazá, Latundê, Makurap, Miguelhenos, Nambikuara, Oro At, Oro Eo, Oro Mon, Oro Não, Oro Waje, Oro Waran, Oro Waran Xijein, Oro Wari, Oro Win, Uru Eu Wau Wau, Sabanê, Suruí, Sakirabiat, Tupari, Puruborá e Aruá.

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,78603,seduc-entrega-veculos-para-educao-indgena-nesta-sexta-feira
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Sete de Setembro
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  • TI Rio Muqui
  • TI Puruborá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.