Estudantes da Terra Indígena Sagarana ocupam escolas no município de Surpresa

Cimi - http://www.cimi.org.br/ - 20/05/2010
Indígenas da aldeia Sagarana ocuparam na noite de ontem (19), os prédios das escolas São Judas Tadeu e Salomão Justiniano de Melgar, que oferecem Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. As escolas ficam no distrito de Surpresa, a cerca de 350 km do município de Guajará-Mirim (RO). O grupo reivindica melhorias no ensino oferecido, como a contratação de novos professores, e a oferta de transporte escolar.

Há cerca de três meses, os 40 alunos indígenas, que pertencem aos povos Oro Mon, Oro Waram Xijein, Cao Oro Waje, Oro Nao', Canoé, Makurap, Djeoromitxi e Aruá, estão sem ir às aulas por falta de transporte. O Ensino Médio é oferecido no período noturno e a escola fica a 7 km da comunidade de Sagarana.

Em meados de abril, alunos e pais da aldeia enviaram documentos à Secretaria de Educação do município reivindicando transporte. Até o momento nenhuma resposta foi enviada à comunidade. Diante do agravamento da situação, eles resolveram reivindicar que soluções urgentes sejam tomadas por parte do governo local.

Os problemas com acesso à educação na região de Guajará-Mirim são muitos. Não há implantação do Ensino Médio nas aldeias, e nas comunidades em que há o Ensino Fundamental, este funciona com muita precariedade. Além do transporte escolar, também faltam professores para as disciplinas de matemática, química, física e sociologia.

Uma comissão da Secretaria de Educação do estado está indo para Surpresa com o objetivo de conversar com os indígenas e negociar a saída deles dos prédios. A comissão é formada pela secretária Municipal de Educação, Sandra Mara Marangoni, pelo professor Miguel Oreyai e pelo deputado estadual Miguel Sena.

As lideranças indígenas, bem como a população do distrito de Surpresa, que sofrem diretamente com a falta de escolas e professores, afirmam que só desocuparão o prédio mediante a chegada do transporte escolar e a certeza da vinda dos professores que faltam.

Cimi Regional Rondônia/Equipe Guajará-Mirim

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4671&eid=274
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Sagarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.