Estudante Kaingangue ganha Kombi

GAZ - http://www.gaz.com.br - 19/06/2010
A comunidade indígena Kaingangue, da cidade de Iraí (RS), recebeu, na última terça-feira, uma Kombi doada pelo Instituto Humanitas Fraternidade (IHF), de Santa Cruz do Sul. Com o veículo, um grupo de dez indígenas, que cursa universidade, terá maior facilidade para se deslocar.

A Kombi, ano 1998, foi entregue em ato realizado no Vale de Nazaré e contou com a presença dos dez jovens que vão usá-la. Conforme o superior do instituto, padre Cyzo Lima, há 11 anos a instituição está presente na comunidade, desenvolvendo projetos sociais. "Temos acompanhado muitas conquistas destas 160 famílias, entre elas o ingresso dos jovens na universidade." Eles se deslocam, diariamente, por 36 quilômetros e, a partir de agora, farão a viagem com mais conforto e economia.

As chaves e os documentos do veículo foram entregues ao cacique Jadir Jacinto. Ele explicou que o grupo, formado por cerca de mil pessoas, vive da agricultura, artesanato e doações. Salientou que a doação do Humanitas representa um ganho muito grande em economia de dinheiro e de tempo. Além da Kombi, ainda receberam roupas.

De acordo com padre Cyzo, a Kombi, que passou por reforma, foi adquirida com o apoio de um grupo de pessoas da Alemanha, sob a coordenação da irmã Aurélia Illy, residente em Bonn. As demais despesas, incluindo a viagem de 400 quilômetros até Iraí, foram custeadas pelo IHF, através do bazar de roupas que está em andamento no Vale de Nazaré. A doação teve um custo aproximado de R$ 18 mil.

Bazar

Padre Cyzo Lima está lembrando que continua a venda de roupas oriundas da Alemanha. O bazar funciona no Vale de Nazaré, de segundas a sábados, das 9 h às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

São oferecidos artigos de qualidade, para o inverno, com preços acessíveis. A renda assegura a manutenção de projetos sociais e doações como a que foi feita para os Kaingangues.

http://www.gaz.com.br/noticia/87794-estudante_kaingangue_ganha_kombi.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Kaingang de Iraí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.