Aprovada criação do Conselho Municipal Indígena

Juliana Cardoso - http://www.julianacardosopt.com.br - 02/08/2010
Após ser aprovado no início deste mês na Câmara, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Juliana Cardoso que cria o Conselho Municipal dos Povos Indígenas foi sancionado pelo executivo na última segunda-feira, dia 26.

Esse projeto, agora Lei n 15.248 é antes de mais nada uma reivindicação dos povos indígenas da cidade de São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade de São Paulo possui 10.000 indígenas. Na capital paulista, esses povos e seus descendentes se concentram em Parelheiros na zona sul e no Jaraguá, zona oeste. A maior aldeia paulistana de indígenas é a Tenonde Porã com 1000 habitantes.

Compete ao conselho, dentre outras atribuições, sugerir diretrizes e avaliar políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas, procurando assegurar seus direitos a uma existência digna e à preservação de sua cultura. A composição do conselho terá caráter paritário, com representantes eleitos entre os indígenas e representantes do poder público municipal.

Agora, a expectativa é pela regulamentação e pela implementação efetiva do Conselho.

"Essa Lei proporciona liberdade, autonomia e independência nas ações do conselho, garantindo espaço político de opinião e participação dos povos indígenas da nossa cidade nas ações do poder público", destacou a vereadora Juliana Cardoso, que tem descendência indígena.

http://www.julianacardosopt.com.br/noticias.php?id=311
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Barragem
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.