Vídeos indígenas estão na programação desta segunda

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 02/08/2010
A mostra de cinema Vídeo Índio Brasil traz nessa segunda-feira, 02 de agosto, dois filmes sobre etnias indígenas que chamam a atenção de quem curte essa forma de arte. O primeiro "Kuhi ikugü, os Kuikuro" se apresentam com direção do Coletivo Kuikuro de Cinema. O vídeo nas aldeias foi feito em 2007 e apresenta a historia dos Kuikuro desde seus antepassados, passando pelos conflitos com os brancos até as mudanças de suas vidas no mundo contemporâneo.

O segundo longa da noite será "Pi'õnhitsi, mulheres Xavante sem nome".

Com direção de Divino Tserewahú feito em 2009. Tserewahú tenta produzir um filme sobre o ritual de iniciação feminino, que já não se pratica em nenhuma outra aldeia Xavante, mas desde o começo das filmagens todas as tentativas foram interrompidas. No filme, jovens e velhos debatem sobre as dificuldades e resistências para a realização desta festa.

Até o dia 7 de agosto serão exibidos 14 longas e curta-metragens nas categorias documentário, ficção e animação. Os filmes foram realizados por índios e não índios, mostrando peculiaridades das culturas indígenas de todo o país. As sessões têm entrada franca, sempre às 20h, no Cine Sesc Abrahim Jorge Fraxe, na avenida Glaycon de Paiva, Mecejana.

A mostra Vídeo Índio Brasil é um evento que acontece em 112 cidades de todos os estados brasileiros. Em Boa Vista, a promoção é do Coletivo Arteliteratura Caimbé em parceria com o Sesc Roraima. Para conferir a relação e sinopse dos filmes, acesse o blog www.literaturacaimbe.blogspot.com.

No sábado, 7 de agosto, última noite da mostra, o grupo Maruai, formado por moradores da comunidade indígena Tabalascada, Município do Cantá, fará uma apresentação de teatro e dança parixara no Teatro Jaber Xaud, também no Sesc Mecejana.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=91723
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Tabalascada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.