Índios invadem fazenda de deputado

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR - 12/08/2003
Deputado Urzeni Rocha disse que espera receber indenização


O deputado estadual Urzeni Rocha denunciou em boletim de ocorrência policial, domingo, a invasão de sua fazenda Itamarati na região da Serra da Lua. A ocupação ocorreu no final de semana.

Conforme o deputado, cerca de 20 índios, entre crianças e adultos, estão no local e já levantaram barracos. A notícia chegou ao conhecimento do parlamentar através de um telefonema feito por um funcionário da fazenda, o qual disse estar sofrendo constrangimento e ameaças de morte.

O parlamentar contou que uma freira acompanha a ação dos índios na fazenda e que ela estaria mantendo contato telefônico, via satélite, com outros países sobre o que estava acontecendo. Disse que ontem entrou com pedido de reintegração de posse de sua fazenda e espera decisão da Justiça.

Informou ainda que um delegado do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI) esteve no local para tentar convencer os índios a desocuparem a fazenda, mas os indígenas foram enfáticos ao se negar, alegando que eles são os donos das terras, por já ter sido homologada pelo presidente da República Lula da Silva (PT).

Urzeni Rocha explicou por telefone que sua fazenda fica dentro de uma área indígena homologa pelo presidente. No entanto, não questiona a terra, mas disse que espera o pagamento de indenização de sua propriedade para desocupar o local. Informou que em dezembro do ano passado participou de uma audiência de conciliação na Justiça Federal, quando ficou acertado o valor da indenização, mas, até o momento, o juiz não despachou o processo.

O deputado explicou que sua fazenda tem cerca de cinco mil hectares e já vive na localidade há vários anos. Analisou que a situação é complexa, tendo em vista que o casal que trabalha na fazenda quer abandonar o local com medo dos índios e tem algumas cabeças de gado no local. "Ali não existia índios antes e a região foi demarcada e homologada por ter sido considerada área de perambulação indígena", declarou o parlamentar.

CIR - Ao falar sobre o caso, o assessor de imprensa do Conselho Indígena de Roraima (CIR), André Vasconcelos, disse que a fazenda do deputado ocupa dois terços dentro da terra indígena do Muriru, que foi homologada em julho último por Lula da Silva.

Informou que o vice-coordenador do CIR, Alberto Cruz da Silva, foi para a fazenda a fim de dar apoio aos índios acampados. Disse também que o movimento é pacifico e é visto apenas como uma forma pressionar a resolução do problema. "Estes índios ficaram muito tempo afastados de sua terra e agora, com a homologação, querem se apossar do que é deles de fato e de direito" enfatizou o assessor.

Explicou ainda que em 1979 os índios da comunidade Wapixana foram expulsos de suas terras pelo fazendeiro Zé Lima e desde então a comunidade se dispersou e vivia em outras comunidades. Disse que o CIR tinha conhecimento que os índios planejavam entrar na fazenda.
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Muriru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.