Cultura tradicional tocantinense em destaque nacional

O Jornal.net - http://www.ojornal.net/horaemhora/noticias/24969-cultura-tradicional-tocantinense-em- - 04/08/2010
Cerca de 50 artistas do Tocantins participaram do X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, realizado de 16 a 31 de julho na Vila de São Jorge. Mesmo com a perda do apoio da Fundação Cultural do Estado do Tocantins, participaram do evento os grupos Catireiros da Natividade, Tambores do Tocantins, dançarinos de sússia de Natividade, além da tribo indígena Krahô, o músico Canhotinho e o fotógrafo Tharson Lopes. O grupo Tambores do Tocantins, que também participou da 1ª edição do evento, retornou neste aniversário de 10 anos com crianças, jovens e adultos do Ponto de Cultura Tambores do Tocantins com o espetáculo Tambor de Couro. A apresentação foi dividida em duas partes: a primeira instrumental, com ritmos tradicionais tocantinenses; a segunda cantada, com letras ligadas ao Tocantins, falando de paisagem, comidas típicas ou manifestações populares. Nesta parte do show, o grupo aproveitou para reviver composições de outros artistas tocantinenses como Braguinha Barroso e Juraildes da Cruz.

Márcio Bello, coordenador do grupo, além de incentivar os jovens músicos nos estudos, também ajuda e ensina seus alunos a construírem os próprios instrumentos. Esse processo vem dando tão certo e está sendo tão proveitoso que hoje o grupo se apresenta com praticamente todos os instrumentos de fabricação própria. Os instrumentos, confeccionados pelo grupo, além de terem um caráter artesanal, prestam homenagens aos povos que ajudaram a consolidar a cultura do povo do Tocantins. Para isso, os tambores são criados com cara de índio ou negro. Existem ainda instrumentos esculpidos com imagens de animais como anta, onça, preguiça e tamanduá.

http://www.ojornal.net/horaemhora/noticias/24969-cultura-tradicional-tocantinense-em-destaque-nacional
Produção Cultural:Exposições e Debates

Related Protected Areas:

  • TI Kraolândia
  • TI Krahô-Kanela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.