III Congresso Internacional da Biodiversidade no Amapá

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 04/08/2010
Pesquisadores do Amapá e de outros estados brasileiros e internacionais discutem no III Congresso Internacional da Biodiversidade o avanço da pesquisa no meio ambiente. O Amapá é um dos poucos estados brasileiros que tem grande parte da sua área florestal praticamente intocada. Um dos fatores que tem contribuído para essa situação é o número de preservação ambiental.

São 12 unidades de conservação contando com dois Parques Nacionais, uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Três Estações Ecológicas, Três Reservas Biológicas, uma Reserva Extrativista, uma Área de Proteção Ambiental, uma Floresta Nacional, além de quatro terras indígenas: Juminá, Galibi, Uaça e Waiapi que congregam cerca de 4.500 índios.

Essas unidades serão conectadas por novas áreas protegidas formando um mosaico de uso de terra ambientalmente sustentáveis como sistema Agro florestal ou Eco turismo.

Discussão

Por meio da troca de experiência no uso e manejo das riquezas naturais, o objetivo do congresso é criar um espaço de discussão em torno do conhecimento e avanços do estudo da biodiversidade do Escudo das Guianas, favorecendo o debate no ano internacional da biodiversidade.

Para o Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP) o evento é uma boa oportunidade para que os juristas possam contribuir com o meio ambiente. Para os pesquisadores, juristas e ambientalistas, o Congresso Internacional traz para o Amapá a oportunidade de fortalecer a proposta de criação da Universidade da Biodiversidade.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=109554
Biodiversidade:Geral

Related Protected Areas:

  • TI Galibi
  • TI Juminá
  • TI Uaçá I e II
  • TI Waiãpi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.