Terras indígenas na Amazônia Legal têm 5 mil focos de incêndio em agosto

Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com - 13/08/2010
Desde o início de agosto, 5567 focos de incêndio foram registrados no interior de terras indígenas na Amazônia Legal, a maior parte deles em Mato Grosso e Tocantins. Entre quinta e sexta-feira (dias 12 e 13), um total de 967 focos de queima foram detectados nessas áreas. Os números estão disponíveis no Banco de Dados de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Considerando todos os incêndios na Amazônia Legal, que engloba o estado do Mato Grosso e parte do Maranhão, 63557 focos de queima foram registrados desde o início do mês, a maior parte no Pará (23081) e em Mato Grosso (17928). Só entre os dias 12 e 13, a região teve 11045 focos detectados.

Dentro de reservas indígenas, a situação é mais preocupante na Terra Indígena Araguaia, em Tocantins, que teve 1894 focos de queima detectados pelo sistema desde o início de agosto, considerando o monitoramento por todos os satélites disponíveis. No fim desta semana, mais de 240 focos permaneciam na região.

Segundo José Carlos, chefe do PrevFogo, sistema por meio do qual o Ibama monitora e controla incêndios no país, a Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não acionou o órgão para alertar sobre as queimadas na TI Araguaia. "Em geral, só podemos entrar em terras indígenas com autorização da Funai e da comunidade local, mesmo para combater incêndios", diz ele.

A coordenação do PrevFogo, de acordo com José Carlos, marcou reunião nesta sexta-feira (13) com representantes da Funai e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) para traçar um plano de ação contra as queimadas em Terras Indígenas e Unidades de Conservação de todo o país.

Até o momento, o chefe do PrevFogo só tem conhecimento sobre o combate ao incêndio no Parque Indígena do Xingu, que fica a cerca de 250 km de distância (em linha reta) da TI Araguaia, no Centro-Oeste do Brasil. Segundo José Carlos, duas brigadas de incêndio, cada uma com 14 bombeiros, foram enviadas para controlar o fogo no Xingu, que registrou 139 focos de queima em agosto e é a décima área indígena mais atingida no mês segundo dados do Inpe.

Reprodução de imagem de satélite do Inpe detecta focos de queima na Amazônia Legal. À esquerda, pontos no mapa representam focos de queima desde o início do mês, mais altos no Pará (23081 focos) e Mato Grosso (17928). Imagem à direita mostra os 11045 focos de queima detectados nos dias 12 e 13 na Amazônia Legal. (Foto: Reprodução/ Inpe).

No total, o sistema de detecção de queimadas registrou focos de incêndio em 90 reservas indígenas da Amazônia Legal desde o início do mês. Depois da TI Araguaia, as mais prejudicadas foram a Pimentel Barbosa (MT), a Badjônkore e a Kayapó (ambas no Pará). No fim desta semana, 48 áreas indígenas ainda registravam pelo menos um foco de incêndio, sendo que as três mais atingidas são a Araguaia, a Nambiquara (MT) e a Bacurizinho (MA).

O Globo Amazônia tentou fazer contato por diversas vezes com a responsável pelo posto da Funai em Gurupi (TO), mais próximo da TI Araguai, para saber se o órgão chegou a conversar com os indígenas sobre o incêndio no local. Mas a reportagem não foi atendida.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1613162-16052,00.html
::: Terras Indígenas

Related Protected Areas:

  • TI Araguaia
  • TI Bacurizinho
  • TI Kayapó
  • TI Nambiquara
  • TI Pimentel Barbosa
  • TI Xingu
  • TI Badjônkôre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.