Incêndios desafiam os 400 homens que combatem o fogo no Mato Grosso

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 22/09/2010
CUIABÁ - Mato Grosso conta com um grupo de 400 homens combatendo queimadas desde o início de agosto. Eles integram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) e Defesa Civil do Estado. Até o momento já foram combatidos 2.137 incêndios em áreas de preservação ambiental da União, Estado e municípios, além de auxiliar em áreas particulares.

Só em áreas da União e do Estado, 300 brigadistas do Ibama e ICMBio combateram e extinguiram 410 incêndios florestais nos últimos 50 dias. Outros 100 bombeiros, com ajuda dos municípios, combateram 1.727 incêndios nas demais áreas de preservação, conservação e propriedades. Em mais 17 municípios onde existem unidades dos Bombeiros, todos estão empenhados e se revezam no combate. Mesmo com todo o esforço, o fogo parece incontrolável. Em várias áreas, os focos de incêndio, depois de controlados, reaparecem com mais força.

- Nos últimos dias tem ventado bastante, o que difculta o combate de qualquer incêndio. As chamas ficam incontroláveis e avançam com muita rapidez. O vento é um sinal de que em breve virá a chuva, mas o trabalho fica impossível - afirma o coordenador da Defesa Civil do Estado, major Aguinaldo Pereira.

O boletim do Centro Integrado Multiagências (Ciman/MT) divulgou um boletim sobre a situação dos principais focos de incêndio no Estado. No município de Nova Bandeirantes o fogo em uma área de mata foi controlado.

Em Marcelândia, a área de preservação ambiental Bom Jaguar está queimando há quase uma semana, sete brigadistas estão no combate e reforço deve chegar em breve. É bom lembrar que grande parte da cidade foi consumida por um incêndio no mês passado.

Na região de Brasnorte uma brigada atua às margens da rodovia BR-170, outro grupo está na Terra Indígena da etnia Irantxe. Em Cotriguaçu, brigadistas atuam em área de preservação do município, todos com focos de incêndio. Já nos assentamentos Nova Esperança e Nova União o fogo goi controlado.

As unidades de conservação do Estado, parque Cristalino, Serra Azul, Gruta da Lagoa Azul, estão com monitoramento preventivo. Incêndios também já ameaçaram o local.

No Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, brigadistas combatem um incêndio desde ontem. A região tem incêndios constantes e já chegou a atingir o parque no início do mês.

No município de Chapada do Guimarães permanecem duas equipes, uma para no combate na região do Vale da Bênção, e outra para combate nas proximidades da Fazenda Debror.

Em Água Boa, bombeiros permanecem para atuação no município e compõe uma base descentralizada de apoio. Em Vila Rica foi controlado um incêndio na Fazenda Porongaba, em Cocalinho, equipes realizam rondas de fiscalização e monitoramento.

Duas frentes de combate estão no município de São Felix do Araguaia, uma frente com doze brigadistas deslocou para a Área de Preservação Ambiental - APA, Lago de Pedra, os demais foram para a APA Dom Pedro. Uma aeronave permanece em Barra do Garças para o atendimento da região. O combate na região que se estende desde a divisa com Goiás até a região de Alto Taquari, Sul do Estado, é o mais complicado. A região é de difícil acesso, a ventania é forte e o fogo continua sem controle.

Em Nova Ubiratã, uma brigada realiza monitoramento na APA Entre Rios. Em Santo Antonio do Leverger uma equipe também combate, monitora e fiscalização incêndios na região da Agrovila. Também há focos de queimadas em Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Sinop e Diamantino.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, major Aguinaldo Pereira, explicou que todas essas áreas que enfrentam incêndios difíceis de controlar, sofrem forte pressão ambiental. "Essas áreas de preservação são todos cercadas de fazendas, áreas particulares e assentamentos rurais, locais onde se originam a maioria das queimadas", disse ele ao site da TV Centro América.

O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas foi prorrogado em razão das condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. O Decreto 2810-10 prorroga o período proibitivo de queimadas no Estado para 30 de setembro.


http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/09/22/incendios-desafiam-os-400-homens-que-combatem-fogo-no-mato-grosso-921048264.asp
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Irantxe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.