UHE Jirau Assina Convênio com a FUNAI

Portal Rondônia - http://www.portalrondonia.com/ - 04/10/2010
Foi assinado em Brasília na quinta-feira (30) entre a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o convênio para realização de ações compensatórias às comunidades indígenas que vivem na região do Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia.

As usinas do Madeira, juntas, vão disponibilizar recursos voltados ao desenvolvimento de ações para proteção das áreas indígenas e programas de etnodesenvolvimento e sustentabilidade.

Para o diretor de Meio ambiente e Sustentabilidade da Energia Sustentável do Brasil, Antonio Luiz Abreu Jorge, que assinou o documento, esse convênio permitirá o repasse de recursos relevantes para a atuação da FUNAI na região de construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira.

"As ações previstas preveem melhorias na educação, saúde e outros aspectos sociais. Esta iniciativa faz parte das ações que Jirau vem desenvolvendo, para propiciar a essas comunidades melhor qualidade de vida", afirma o diretor.

Como parte do início das atividades desenvolvidas no sul da Amazônia, a FUNAI montou um escritório administrativo em Porto Velho, criando a chamada frente do Madeira que irá desenvolver atividades mais intensas na região. O presidente da Fundação Indígena, Márcio Meira, destacou durante a solenidade a importância da assinatura do documento.

"Temos toda a infraestrutura para trabalharmos juntos. Esse é um grande marco na relação entre os povos indígenas e os grandes empreendimentos. O Brasil precisa crescer, mas com responsabilidade e é nisso que estamos trabalhando agora", afirmou o presidente da FUNAI.

O convênio abrange as áreas indígenas dos povos Igarapé Lage, Igarapé Ribeirão, Kaxarari e Uru Eu Wau Wau.

http://www.portalrondonia.com/site/uhe,jirau,assina,convenio,com,a,funai,24110.htm
Índios:Política Indigenista Oficial

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Lage
  • TI Igarapé Ribeirão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.