Índios do Noroeste percorrem cinco quilômetros para votar

Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/ - 03/10/2010
Em pequenos grupos, os 60 índios Mbyá-Guarani que vivem na reserva Tecuaporã, em Salto do Jacuí, no Noroeste, percorreram os cinco quilômetros a pé até o Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco para votar.

Antes de sair, o vice-cacique Roberto Fernandes conferiu se todos levavam um documento com foto e o título de eleitor. Para saber em quem votar, a tribo acompanhou pelo rádio os debates dos candidatos.

- Os índios daqui querem mais saúde, mais educação, por isso estamos todos indo votar, na esperança de que isso melhore - disse o professor Karai Tupã.

Depois de votar, os índios tiveram de encarar mais cinco quilômetros até a aldeia.

Segundo o cartório eleitoral de Arroio do Tigre, o baixo número de eleitores não tornou viável a instalação de uma urna na aldeia.


http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Pol%C3%ADtica&newsID=a3061796.xml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Salto Grande do Jacuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.