Ministério da Justiça declara território tradicional de posse dos Povos Karajá e Javaé

Funai - http://www.funai.gov.br - 04/11/2010
Em decreto publicado hoje, 04 de novembro, o Ministério da Justiça declarou a Terra Indígena (TI) Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna, localizada no município de Pium, em Tocantins, como posse permanente dos grupos indígenas Karajá e Javaé. Agora, os próximos passos para a regularização da TI são a demarcação da área, que será realizada pela Funai, e posteriormente a homologação pelo presidente da república.

A TI Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna ocupa uma área de 177 mil hectares, localizada na porção norte da Ilha do Bananal, entre os rios Tocantins e Javaes, e será contígua a duas terras indígenas já regularizadas - TI Inawébohona e TI Parque do Araguaia.

Atualmente, não há habitação permanente de indígenas dentro dos limites da nova TI, porém a região abrigava grandes aldeias até a primeira metade do século XX, e os indígenas de aldeias próximas "ainda mantêm ligação histórica, econômica, sócio-cultural e afetiva permanente com a área", de acordo com Patrícia Rodrigues, antropóloga responsável pelo relatório de identificação e delimitação da TI.

A terra indígena se sobreporá ao território atual do Parque Nacional do Araguaia, unidade de conservação administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Por esse motivo, a região já está totalmente desocupada de não-índios, desde 2005.

Quando a TI Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna for regularizada, a Ilha da Bananal, maior ilha fluvial do mundo, terá seu território integralmente coberto por terras indígenas. A regularização facilitará a prática - pelos indígenas - de atividades produtivas tradicionais, que antes sofriam restrição, já que a área pertence a uma unidade de conservação ambiental.


http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2010/novembro/un2010_02.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araguaia
  • TI Inãwébohona
  • TI Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.