Indígenas Potiguara participam de oficinas de etnomapeamento

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 09/12/2010
Desde o dia 29 de novembro estão sendo realizadas as oficinas de etnomapeamento em terras indígenas Potiguara. Servidores das Coordenações Técnicas Locais de João Pessoa e Baía da Traição, da Coordenação Regional de Fortaleza, da Funai em Brasília/DF, consultores contratados pela Funai e indígenas estão trabalhando com ferramentas participativas para a gestão territorial e ambiental nas terras indígenas Potiguara, Jacaré de São Domingos e Monte-Mor.

Os trabalhos prosseguem até a sexta-feira (10.12), com envolvimento de 30 aldeias, encerrando nas aldeias Carneira, Estiva Velha, Jacaré de Baixo e Grupiúna de Baixo, sendo realizadas atividades de tomada de coordenadas geográficas, observação direta, registros fotográficos e relatos sobre os aspectos sociais, ambientais e econômicos, com a participação dos indígenas.

A próxima fase dos trabalhos foi marcada para o mês de fevereiro de 2011, com o objetivo de concluir e aprofundar a caracterização socioeconômica e ambiental, além de realizar a etapa da etnografia, onde serão realizadas visitas e entrevistas para identificar a percepção dos indígenas sobre as modificações no ambiente, nas relações das pessoas com o mesmo, dentre outros aspectos.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2010/dezembro/un2010_05.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Potiguara
  • TI Jacaré de São Domingos
  • TI Potiguara de Monte-Mor
  • TI Mundo Novo/Viração
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.