Indígena com 19 anos tira a primeira Certidão de Nascimento

Folha de Boa Vista-Boa vista-RR - 29/09/2003
A Ação Global é um conjunto de serviços oferecidos, preferencialmente, às pessoas de baixa renda, que não têm acesso a eles no dia-a-dia. As ações vão desde fotos, expedição de documentos, até orientações sobre saúde bucal e atendimentos médicos.

Foi essa junção de serviços que levou a jovem de 19 anos, Girlene Estevão, a tirar o registro de nascimento pela primeira vez. Há dois anos ela mora em Boa Vista, no bairro Caranã e por isso aproveitou a chance de passar a ser reconhecida como uma cidadã brasileira.

Girlene é indígena, da Maloca da Malacaxeta e só a partir da 10ª Ação Global que ela vai poder tirar a carteira de identidade, o CPF, o Título de Eleitor e Carteira de Trabalho, apesar de já estar trabalhando, porém sem vínculo empregatício.
Agora ela acredita que as coisas irão mudar em sua vida. "Vou poder tirar outros documentos. Pena que não dá para fazer tudo de uma vez só", lamentou. A mesma situação era vivida pela empregada doméstica Verônica da Silva, de 22 anos.

Na manhã de sábado, Verônica estava ansiosa na fila, aguardando a vez para retirar o primeiro documento que deveria estar em suas mãos desde o nascimento. Antes ela morava no município de Bonfim, e só agora teve a consciência de solicitar o documento por causa da irmã Fabiana da Silva, que também viveu o mesmo dilema: ela tirou o registro de nascimento aos 21 anos.
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Malacacheta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.