RO: Acidente causa morte de jovem indígena em aldeia de Guajará-Mirim

Cimi - www.cimi.org.br - 14/02/2011
Uma triste notícia abalou indígenas de Guajará-Mirim neste domingo (13). O choque entre duas motos na aldeia de Laje Novo, por volta de 13h, causou a morte do jovem indígena Arilson Oro Waram Xijein, de 14 anos, filho do cacique Armando. O acidente ainda deixou duas pessoas gravemente feridas: Rafael Oro Waram, também de 14 anos e Manuel Oro Waram.

Arilson faleceu na aldeia antes da remoção. Os dois feridos foram atendidos no Pronto Socorro do Hospital Regional do município de Guajará-Mirim e por volta das 18h foram encaminhados para o Pronto Socorro do Hospital João Paulo II, em Porto Velho.

Infelizmente, a ambulância do município que está em melhor estado estava a serviço, e a remoção aconteceu em duas ambulâncias pequenas e baixas (uma do município, outra da FUNASA), portanto inadequadas para a remoção de feridos dessa gravidade por um trajeto de 340 km de distância numa estrada esburacada.

Uma missionária do Cimi e a coordenadora da Cunpir, Eva Canoé, foram nesta manhã para a aldeia Lage Novo, onde ocorre o velório. Centenas de parentes das demais aldeias da T.I. Lage, além das aldeias Ribeirão, Tanajura e Sagarana, já chegaram ou estão a caminho. O sepultamento é previsto para esta tarde.

Neste momento de dor sem tamanho, o Conselho Indigenista Missionário-CIMI se solidariza com a família e também com as centenas de parentes que sofrem e choram. Pedimos a Kotere, Deus Pai, que acolha o jovem de braços abertos no seu Paraíso e dê consolo a todos, principalmente aos pais, irmãos, primo (a)s e tio (a)s. Rezamos também pelo restabelecimento de Rafaël e Manoël, gravemente feridos, contando que estejam atendidos da melhor forma possível na capital.


http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5295&eid=355
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Lage
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.