Filho do cacique Raoni e outros 10 índios morrem em acidente na BR-163

Midianews-Cuiabá-MT - 11/04/2004
Um acidente envolvendo um caminhão e uma van deixou um saldo de 12 mortos, entre eles 11 índios da etnia caiapó e o motorista do caminhão, Aparecido Jesus Saldotti, 43 anos. Um dos índios mortos, Tedje Metuktire, de 35 anos, líder caiapó, é filho do cacique Raoni, conhecido no exterior pela sua militância. Tedje presidia o Instituto Raoni, em Colíder, onde residia há 3 anos. O acidente ocorreu no final da tarde de ontem, na BR-163, em Nova Mutum, norte do Mato Grosso, distante 270 quilômetros de Cuiabá. As vítimas serão enterradas neste domingo, no Parque Nacional Indígena do Xingu.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista da van, da empresa Executiva Tur, Ivaldo Barbosa Leite, 49, teria tentado uma ultrapassagem, não conseguiu e tentou retornar quando rodou na pista e envolveu-se na colisão com o caminhão. Ivaldo está internado no pronto-socorro de Nova Mutum em estado grave.

De acordo com a PRF, chovia muito na hora do acidente. Com o choque entre os dois veículos, sete índios morreram na hora. Os outros três e o motorista do caminhão morreram no hospital na noite de sexta-feira. Os índios estavam em uma van e retornavam de Brasília, onde participaram de um encontro indígena. Os índios embarcaram na van em Cuiabá e iriam até Colíder onde fica o posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) e, de lá, para suas aldeias.
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Capoto/Jarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.