Equipe de Saúde Indígena atende aos moradores de Truaru da Cabeceira

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/ - 28/03/2011
Nesta segunda e terça-feira (28 e 29), as equipes do programa de Saúde Indígena da Prefeitura de Boa Vista atendem aos moradores da comunidade Truaru da Cabeceira. Os serviços médicos e odontológicos são realizados em uma unidade móvel equipada com consultórios.

Os profissionais estão na comunidade desde a última quinta-feira (24). Neste mês, as equipes também já atenderam aos moradores das comunidades Bom Jesus, Lago Grande, Milho, Três Irmãos e Morcego, Serra do Truaru e Serra da Moça.

A unidade móvel de saúde indígena percorre diariamente as comunidades, oferecendo serviços médicos e odontológicos para os moradores. A equipe realiza também serviços de enfermagem, ginecologia, odontologia, endoscopia, exames de patologia, ultrassonografia, consulta oftalmológica, além de palestras educativas e preventivas.

O trabalho é realizado pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnicos em enfermagem e laboratório e auxiliar de consultório dentário. A unidade móvel é equipada com consultório ginecológico e odontológico.

Durante as visitas, se forem identificados pacientes com problemas de maior complexidade, é feito o encaminhamento para o Centro de Especialidades Médicas Patrícia Madruga Saraiva, que funciona no bairro Mecejana. A Prefeitura também oferece exames laboratoriais em clínicas que possuem convênio com o Município.

O cronograma de atendimento das equipes de saúde abrange as 14 comunidades indígenas de Boa Vista, além da comunidade Tigre, que pertence ao município de Pacaraima. Os indígenas contam com todos os programas oferecidos às pessoas que moram na Capital: programas estratégicos de Saúde do Idoso, do Adolescente e Jovem, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde da Criança, Hiperdia, entre outros.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=105893
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.