Pais são suspeitos de maus tratos a indiazinha Araweté em casa de serviço ao índio no Pará

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 07/04/2011
SÃO PAULO - Os pais de uma indiazinha Araweté, de apenas 3 anos, são suspeitos de maus tratos contra a própria filha na Casa de Serviços ao Índio (CAS) em Belém do Pará - uma espécie de abrigos para índios vindos de outras regiões do estado. A informação é do Conselho Tutelar de Icoaraci, distrito da capital paraense. Segundo o conselheiro Francicley Portal, a menina já é vítima da violência há pelo menos um ano.

A menina, que mora com a família em uma tribo no município paraense de Altamira, já chegou a ter o corpo queimado pelos pais, de acordo com o conselheiro. Nesta quinta-feira pela manhã, o Conselho Tutelar foi acionado após a criança dar entrada na Santa Casa de Misericórdia de Belém com uma anemia aguda.

De acordo com Portal, a família dela está na capital paraense há três semanas, no CAS de Belém, e, durante esse período, a menina teria ficado dentro do quarto, sem receber comida. A denúncia foi confirmada por funcionários da CAS.

- É um problema que acontece desde o ano passado, e ganhou repercussão aqui em Belém. Mas as autoridades continuam insistindo em deixar nas mãos dos pais, que justificam a violência falando de um suposto ritual indígena, dizendo que a menina tem "doença de homem branco" - ressalta o conselheiro.

De acordo com Portal, a menina tem outro irmão, mais novo, que é bem tratado pelos pais.

- Hoje, durante uma visita à vítima, constatamos que ela tem ferimentos pelo rosto e boca, porque a mãe, quando dá comida, força a colher na boca da criança. Além disso, também tem o problema de pele causado pela queimadura - acrescenta Portal.

O caso foi considerado grave pelo advogado Ariel de Castro Alves, vice- presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que irá acompanhar o caso.

- Devemos respeitar as tradições e a cultura indígena, mas elas não podem se sobrepor à Constituição Federal, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e aos tratados internacionais que tratam da proteção especial e integral da criança e do adolescente - ressalta Alves.

De acordo com o conselheiro Francicley Portal, a menina de 3 anos está no hospital com uma técnica em enfermagem.

- Iremos ao Ministério Público solicitar a retirada da guarda dessa menina dos pais. Aqui em Belém, há antropólogos e dirigentes da própria Funai (Fundação Nacional do Índio) que insistem em deixar a criança na tribo onde ela vive. Parecem querer a morte dela - desabafa.

Segundo a assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia, o estado de saúde da menina é considerado estável.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/07/pais-sao-suspeitos-de-maus-tratos-indiazinha-arawete-em-casa-de-servico-ao-indio-no-para-924185866.asp
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araweté/Igarapé Ipixuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.