Produtores ameaçam voltar para reserva indígena por falta de terra

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/ - 02/05/2011
pecuarista Ailton Cabral foi o entrevistado desta semana do programa Agenda da Semana na rádio Folha AM 1020, apresentado pelo administrador Marcelo Nunes. Cabral, que é remanescente da Raposa Serra do Sol, falou sobre a possibilidade de retorno dos desintrusados para a terra indígena.

"Com a falta de solução, está se criando um movimento, 'Volta Raposa', que seria uma organização de todos que saíram e estão na cidade sem ter onde ficar. Vamos juntar todo mundo e voltar para a Raposa. Não temos mais o que fazer. Com a expulsão do Truaru, nós vamos voltar. Essa terra tinha sido destinada aos desintrusados da Raposa e agora querem nos tirar de lá", afirmou.

Segundo ele, até hoje o Termo de Compromisso firmado com a Justiça Federal não foi cumprido. "Faz dois anos que fomos expulsos da Raposa com um termo de compromisso firmado com a Justiça e que não foi cumprido", disse.

O pecuarista afirmou que o único que ofereceu alternativo foi o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), que deu um lote de 1.500 hectares na Vila Vilhena, no Município do Bonfim, para assentá-lo com seus cerca de 600 animais. "Eu tinha três mil hectares na Raposa, e nessa região que nos ofereceram não tem acesso. Só se chega de helicóptero e é uma terra de pior qualidade. Eu crio gado, não posso desmatar, como vou colocar o gado lá?", questionou, afirmando que colocaram os produtores no meio da rua, deixando-os em estado "miserável".

"Cadê a indenização? Onde está? Eu cumpri o acordo firmado com o Tribunal. Estou no Truaru e até hoje autoridade nenhuma cumpriu este termo que não vale nada, é vergonhoso para o país porque autoridade nenhuma cumpre. São quatro documentos emitidos sem efetivação de nenhum assentamento", protestou.

Airton Cabral diz que o governo federal afirmou já ter repassado as terras para o Estado, que até hoje não se posicionou sobre o problema. "A gente fica como bola de pingpong, de um lado para outro, sem solução nenhuma", denunciou.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=107951
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.