Impasse em Palmeira

O Jornal-Maceió-AL - 09/11/2003
O processo de demarcação de terras defendido pela Funai (Fundação Nacional do Índio), criou uma situação tensa e perigosa, em Palmeira dos Índios. O deputado Fernando Duarte acha que o impasse deve ser resolvido pelo governo federal, através do Ministério da Justiça.

De um total de 46 mil hectares, área que compreende o Município, a demarcação proposta pela Funai destina 15 mil hectares para os índios, que já possuem suas terras. Isso equivale a um terço do território palmeirense, onde vivem 20 mil pessoas, quase todas identificadas como pequenos e médios proprietários rurais.

Para Fernando Duarte, os índios não precisam de mais terras, e sim de assistência, de apoio do governo. Ele lembra que as propriedades situadas na área em questão formam um patrimônio que vem passando de pai para filho há 120 anos, todas elas registradas e produtivas.

Fernando defende uma intervenção do governo federal urgente, para evitar conflitos de conseqüências gravíssimas, e afirma que é o próprio futuro de Palmeira que está sob risco. Rechaçando o uso da violência, o deputado propõe uma solução diplomática, negociada e que garanta o direito dos atuais proprietários.

- Com radicalismo não chegaremos a lugar nenhum - afirma o parlamentar, que é médico e filho de Palmeira.
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xukuru-Kariri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.