X Assembléia Geral da Upims elege nova coordenação e aprova Lei Interna da Terra Indígena Kwatá-Laranjal

Coiab-Manaus-AM - 18/11/2003
A X Assembléia Geral da União dos Povos Indígenas Munduruku e Saterê (UPIMS) da Terra Indígena Kwatá-Laranjal, no Município de Borba/AM, realizada, nos dias 14 a 16 de novembro, elege nova coordenação e aprova Lei Interna das Aldeias da Terra Indígena Kwatá-Laranjal.

A lei da Terra Indígena Kwatá-Laranjal proíbe a entrada de estranhos à terra indígena: pescadores, madeireiros, garimpeiros, igrejas, entre outros; institui responsabilidades, regras de convivência e de proteção da cultura tradicional, bem como medidas de punição daqueles que cheguem a infringir a lei.

A Assembléia da Upims, deliberou também sobre: trabalho da coordenação; situação dos recursos naturais; fiscalização da terra indígena; revisão do Estatuto da organização; situação da saúde, educação e agricultura indígenas; avaliação do Chefe de Posto da Funai; e participação na política partidária, indicando como candidato a vereador o líder Raimundo Euclides Lopes Munduruku. O coordenador da Coiab, Jecinaldo Saterê, acompanhou o evento.

Para Jecinaldo, os indígenas Munduruku e Saterê deram um passo significativo no fortalecimento da unidade interna das comunidades, na preservação da identidade cultural de ambos os povos e na proteção do território indígena e seus recursos naturais. "Para reforçar esse avanço no movimento indígena, a Coiab está empenhada em consolidar os seus vínculos com as organizações de base, acompanhando e apoiando todas as ações que elas desenvolvem em defesa dos direitos indígenas", conclui o coordenador.

A nova coordenação da Upims ficou composta da seguinte forma: coordenador geral, Raimundo Viana Munduruku; vice-coordenador, Francisco Cardoso Munduruku; coordenador financeiro, Rosiel Batista Saterê; Secretário, Edivaldo Oliveira Munduruku; coordenador de rodízio, Samuel Sarmento Munduruku. A assembléia da Upims elegeu ainda um Conselho Fiscal composto pelas seguintes lideranças, todas do povo munduruku: Kátia Cardoso; Armando Vasconcelos; Ângelo de Araújo; Remualdo; Antonio Paz; Silvério.
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Coatá-Laranjal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.