Recrutamento é feito até em aldeias indígenas

O Globo, Economia, p. 28 - 19/06/2011
Recrutamento é feito até em aldeias indígenas
Cacique alerta para riscos à cultura do povo kaingang

PLANALTO (RS). Como alguns trabalhadores estão sendo recrutados em reservas indígenas, os primeiros dias de trabalho são doloridos devido à pouca prática no corte das aves. E comum ficarem com o corpo e os braços doendo por vários dias. Foi o caso da índia kaingang Dilvane Mineiro, que está trabalhando na fábrica da Sadia em Chapecó há pouco mais de três meses.
- Na primeira semana, não conseguia mexer um dos braços - contou Dilvane, que mora na Reserva Indígena de Pinhalzinho, no município de Planalto, no Rio Grande do Sul, a 150 quilômetros de Chapecó.
Mãe de uma menina de dois anos, Dilvane foi convidada pela cunhada que também trabalha em Chapecó. Aprovada nos testes da Sadia, a índia foi escalada para trabalhar na separação de frangos e perus. Para trabalhar, gasta todos os dias três horas e meia na viagem de ida e volta. A jornada começa às 3 horas da madrugada e acaba às 17h, quando chega na pequena casa em que mora a família.
- Estou trabalhando para realizar um sonho do meu marido que é reformar a nossa casa - disse ela, que ganha líquido por mês pouco mais de R$ 600.
Sadia não vê problemaem contratar índios
O recrutamento dos índios kaingangs e guaranis, que vivem na mesma área da reserva (são cerca de 3.500 índios), pelos frigoríficos de Chapecó e região é motivo de preocupação para o cacique da aldeia, José Orestes Nascimento. Segundo ele, as empresas já "levaram" mais de 60 índios que viram no emprego um meio de sobrevivência e até de uma aposentadoria.
- Não é fácil viver só da lavoura. A gente está preocupado com o que está acontecendo (o recrutamento). É uma forma de extinção da cultura do povo kaingang - lamenta o cacique, que é pai de três filhas que estudam em Chapecó e em outras cidades distantes da reserva. - Elas ficam aqui só nas férias. Não têm como trabalhar aqui na aldeia.
Procurada, a Sadia disse, por meio de sua assessoria, que não vê problema em contratar índios, já que não consegue mão de obra na cidade de Chapecó. Com relação ao acordo com o sindicato dos trabalhadores para reduzir o ritmo da produção, informou que ele foi homologado pela Justiça e é fruto de consenso e será "integralmente cumprido pela companhia". Salientou ainda que o "documento é de conhecimento público e o cumprimento do mesmo está sendo devidamente fiscalizado". Sobre a questão dos baixos salários que dificultariam a contração de empregados que moram próximos à fábrica, disse que se "reserva ao direito de não comentar outras ilações a respeito de sua relação com os trabalhadores da região". (Liso Rodrigues, enviado especial)

O Globo, 19/06/2011, Economia, p. 28
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pinhalzinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.