Absolvido um dos índios acusados de canibalismo no Amazonas

Boletim Jurídico - http://www.boletimjuridico.com.br/ - 04/08/2011
Acabou na tarde de hoje [4], em Envira/AM, o julgamento de João Valdeci Kulina, um dos índios acusados de matar e ingerir partes do corpo de Océlio Alves de Carvalho.

O crime teria acontecido em 01.02.2009 em uma aldeia indígena do tribo Kulina. Segundo consta dos autos, os índios, após terem consumido bebida alcoólica, teriam matado a vítima e, em seguida, esquartejado o seu corpo, ingerindo parte das vísceras e nádegas em um ritual macabro.

Por conveniência da instrução criminal, foi determinado o desmembramento do processo, prosseguindo-se o julgamento tão somente em relação a João Valdeci Kulina, que alegou, em seu interrogatório e com ajuda de um intérprete, que não participou do crime.

Nenhuma das testemunhas ouvidas confirmou a participação do acusado no crime, tanto que o próprio Ministério Público pediu sua absolvição, no que foi acompanhado pelos jurados.

O julgamento foi presidido pelo juiz Rafael da Rocha Lima, tendo como representante do Ministério Público o promotor André Lavareda Fonseca, enquanto que a defesa dos réus foi patrocinada pela assessoria jurídica da FUNAI.

Ainda não há previsão para julgamento dos demais acusados.

(Proc. 0001544-95.2011.804.0021)


http://www.boletimjuridico.com.br/noticias/materia.asp?conteudo=3627&comentarios=1&formulario=1
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cacau do Tarauacá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.