RESEX do Médio Juruá participa de encontro sobre plano de gestão territorial da Terra Indígena Deni

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/09/2011
No dias 8 e 9 de setembro, técnicos da Reserva Extrativista do Médio Juruá, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participaram do Encontro Regional de Apresentação do Plano de Gestão Territorial da Terra Indígena Deni.

Realizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN), o encontro foi uma oportunidade para estreitar as relações entre as organizações que atuam nas áreas protegidas da região como Reserva Extrativista do Médio Juruá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uacari e Terra Indígena Deni.

Como resultados imediatos do evento, os Deni do Rio Xeruã acompanharão a despesca do pirarucu na comunidade São Raimundo, uma vez que pretendem realizar a mesma atividade na Terra Indígena no próximo ano. Já mulheres Deni demonstraram interesse em participar do I Encontro das Mulheres da RESEX do Médio Juruá a ser realizado em fevereiro de 2012.

Além do ICMBIO, participaram da reunião representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria de Estado para Povos Indígenas (SEIND), Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) e Secretaria Municipal de Produção do Município de Carauari.

A presença de representantes da FUNAI e SEIND possibilitou um diálogo com as lideranças indígenas das etnias Kulina e Kanamari para dirimir dúvidas quanto a sobreposição de áreas proposta para ampliação da RESEX do Médio Juruá e áreas demandadas para reconhecimento por esses povos.

Para o analista ambiental Leonardo Pacheco as parcerias estabelecidas entre organizações governamentais e lideranças mostram que, para além dos conflitos, é possível estabelecer uma relação de cooperação entre os dois grupos e as diferentes organizações de governo. "Estamos ajudando a reescrever a história das relações entre seringueiros e índios na região do Médio Juruá!" , afirmou Leonardo.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1798-resex-do-medio-jurua-participa-de-encontro-sobre-plano-de-gestao-territorial-da-terra-indigena-deni
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Médio Juruá
  • TI Deni
  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.