Mãe e filho ficam mais de três dias em poço

O Globo, O País, p. 9 - 26/09/2011
Mãe e filho ficam mais de três dias em poço
Os dois caíram em buraco de 15 metros, com água, cavado em aldeia de MS; criança morreu

Paulo Yafusso*
opais@oglobo.com.br

CAMPO GRANDE. A índia Marilei Riquelme, de 30 anos, foi resgatada no sábado depois de permanecer mais de três dias dentro de um poço com 15 metros de profundidade e 3 metros de água, em uma aldeia de Amambai, em Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, a 355 quilômetros da capital. O filho dela, de um ano e nove meses, caiu no mesmo buraco e morreu.
De acordo com o tenente-coronel Joilson de Paula, relações públicas do Corpo de Bombeiros do Estado, a mulher e a criança estavam desaparecidas desde a noite de terça-feira. Ela mora na aldeia e caiu no poço perfurado pelos próprios indígenas para retirar água. A mulher foi encontrada pelos moradores, que a retiraram do buraco e acionaram os bombeiros.
Mulher está internada com grave desidratação
Segundo o tenente-coronel, a mulher estava bastante debilitada e desidratada e permanece internada no Hospital Regional de Amambai. O policial disse acreditar que o filho dela tenha morrido horas após a queda, mas a confirmação da causa do óbito só poderá ser feita pelo IML. As hipóteses são de que a criança tenha morrido em decorrência da queda ou da situação em que ficou dentro do poço, passando frio e fome.
De acordo com o policial militar, o poço fica numa região afastada da casas dos indígenas. É costume os índios perfurarem poços para retirar a água e não construírem nenhuma proteção em volta, expondo os moradores ao risco de acidentes, relatou o tenente-coronel. Como a queda de Marilei ocorreu no período da noite, provavelmente, ela estava caminhando no meio da pastagem e não percebeu que havia um buraco no caminho.
Em julho passado, uma indígena da etnia guarani-caiuá caiu em um poço de 16 metros de profundidade também em Amambai. Conforme o Corpo de Bombeiros, a mulher caiu enquanto tentava retirar água do poço.
Especial para O GLOBO

O Globo, 26/09/2011, O País, p. 9
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Amambai
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.