Programa Avá-Canoeiro recebe prêmio em Goiás

Site da Funai - 26/12/2003
O programa de proteção dos Avá-Canoeiro, menor comunidade indígena do mundo, com apenas seis pessoas, foi premiado pelo Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás-Crea/Goiás, na semana passada. O prêmio foi entregue na semana passada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Administração Executiva Regional (AER) da Funai em Goiânia e pelo Posto Indígena na Terra Indígena Avá Canoeiro, chefiado pelo indigenista Walter Sanches. O administrador da AER/Goiânia, Edson Beiriz, recebeu a premiação.

Os Avá-Canoeiro têm um triste histórico de massacres e perseguições até o contato da Funai com o grupo em 1983, quando foi erguido o Posto Indígena (Pin) e identificada uma terra para ser ocupada pelos sobreviventes desse povo. Três índios apenas conseguiram escapar dos sucessivos massacres: as irmãs Matxa e Nakwatxa e o jovem Yawí. Matxa, que na fuga estava grávida, deu a luz a uma menina, Tuia, nascida numa caverna onde se abrigou para escapar às perseguições. Yawí e Tuia uniram-se e tiveram um casal de filhos, Trumak e Putidjawa. Hoje, todos esses sobreviventes habitam uma área na região oeste do Goiás, a 30 quilômetros do município de Minaçu, na Serra da Mesa, protegida pelo PIN Avá-Canoeiro.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Avá-Canoeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.