MPF/MT pede prisão de cacique durante julgamento

MPF/MT - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/ - 19/10/2011
O julgamento foi adiado para o próximo dia 16 de novembro

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) pediu a prisão do cacique xavante Marvel Tsôwôon durante o júri popular de ontem, 18 de outubro, que tentava decidir o processo em que o indígena é acusado de matar um funcionário da Funai de Água Boa (MT), em setembro de 2001. De acordo com o procurador da República Marcellus Barbosa Lima, duas testemunhas de acusação deixaram de comparecer ao júri popular porque foram intimidadas pelo cacique Marvel.

O juiz da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, José Pires da Cunha, acatou o pedido do MPF e determinou que o índio fique preso até que as testemunhas sejam localizadas e apareçam para prestar depoimento. O julgamento, realizado em Cuiabá, foi adiado para o próximo dia 16 de novembro.


O caso - O MPF/MT denunciou o índio xavante Marvel Tsôwôon em março de 2003, pelo homicídio qualificado do chefe do posto indígena da Funai em Água Boa, Floriano Márcio Vieira Guimarães, em 26 de setembro de 2001.

Segundo a denúncia, Floriano havia ido até a aldeia Tritopa, no município de Água Boa, fazer a demarcação de áreas beneficiadas pelo Programa de Apoio às Iniciativas Comunitárias (Padic) e, naquela noite, na companhia de Marvel e outro índio, jantou na casa de um morador de Nova Nazaré (MT).

Ao retornar e deixar os dois indígenas em Tritopa, Floriano foi degolado pelo cacique Marvel com um canivete. O cacique foi preso pelo crime, mas conseguiu liberdade por meio de uma liminar em 2006.


http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_criminal/mpf-pede-prisao-de-cacique-durante-julgamento/?searchterm=ind%C3%ADgenas
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Areões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.