Documentário conta a luta da etnia jenipapo-kanindé

O Povo 0nline - http://www.opovo.com.br/ - 28/10/2011
Etnia jenipapo-kanindé, de Aquiraz, lança hoje à noite documentário produzido na aldeia. Vídeo retrata cotidiano e luta da etnia pela demarcação legal de seu território.


Índios da etnia jenipapo-kanindé lançam hoje o documentário "Os Cabeludos da Encantada", produzido em parceria com a Prefeitura de Aquiraz. O lançamento ocorre na aldeia da etnia, na localidade Lagoa da Encantada, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Em treze minutos de vídeo, o documentário mostra por meio de depoimentos e outras cenas o cotidiano da aldeia e a luta da etnia pela demarcação das terras onde habitam.

Juliana Alves, conhecida como cacique Irê, explica que o documentário conta passo a passo a história dos jenipapo-kanindé. "É o primeiro documentário que fazemos. Os depoimentos vêm falando muito de esperança", descreve Irê.

Outro tema retratado no vídeo, segundo ela, é a luta recente dos professores indígenas pela formação. A aldeia tem uma instituição de ensino, a Escola Indígena da Lagoa da Encantada, que funciona nos três turnos, do 1o ao 9o ano do ensino fundamental e com educação para jovens e adultos.

Para a cacique Irê, o documentário tem o intuito de registrar e transmitir os valores indígenas não apenas para as escolas de outras etnias. O objetivo, segundo ela, é que o documentário chegue principalmente a alunos de escolas regulares municipais e estaduais de todo o Ceará. "São valores para que se reconheça a realidade de um povo", aponta.


Incremento turístico

Ainda segundo Irê, o lançamento, marcado para as 19 horas, terá apresentação de toré e venda de comidas típicas produzidas na aldeia.

Integrante da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), a etnia também aposta na expansão de visitantes com a divulgação do documentário. "Vamos dar maior visibilidade para a comunidade", avalia Irê.

O turismo comunitário vem ganhando importância econômica entre os índios da etnia, que foram preparados para realizar trilhas na mata e oferecer refeições aos visitantes em um local chamado de "Cantinho do Jenipapo".


Serviço

Lançamento do documentário 'Os Cabeludos da Encantada'
Quando: hoje, a partir das 19h

Onde: aldeia Lagoa da Encantada, próxima ao Iguape, em Aquiraz
Aberto ao Público
Outras informações: 3226 2476/ 3226 4154

A direção do documentário é do secretário de Cultura de Aquiraz, Sinval Guimarães.

A luta da etnia jenipapo-kanindé pela demarcação das suas terras entrou em conflito com a empresa Pecém Agroindustrial, do Grupo Ypióca. Em julho deste ano, a Justiça Federal determinou, em segunda instância e por decisão liminar, a suspensão das atividades da empresa na Lagoa da Encantada.

Empresa alega a inexistência de terras indígenas na área. De toda forma, as atividades da empresa estão suspensas até que a questão seja submetida à manifestação do Congresso Nacional.


http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/10/28/noticiacearajornal,2324151/documentario-conta-a-luta-da-etnia-jenipapo-kaninde.shtml
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Lagoa Encantada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.