Encerra nesta terça-feira vacinação contra aftosa nas áreas indígenas

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 31/10/2011
Encerra nesta terça-feira (1o) a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa nas 14 comunidades indígenas de Boa Vista. A expectativa é que quatro mil e quinhentos animais sejam vacinados. A abertura da campanha aconteceu no último dia 17 na comunidade Bom Jesus.

A imunização dos rebanhos é obrigatória. A ação, realizada pela Prefeitura de Boa Vista, beneficia as comunidades de Bom Jesus, Lago Grande, Milho, Akaan, Campo Grande, Darôra, Vista Alegre, Ilha, Vista Nova, Mauixi, Truaru da Cabeceira, Serra do Truaru, Morcego e Serra da Moça.

De acordo com a secretária Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos
Indígenas, Dilma Costa, a vacinação faz parte do incentivo da Prefeitura de Boa Vista à atividade pecuária para potencializar a vocação das comunidades indígenas, que já criam gado para complemento da alimentação e como força de tração animal.

"Queremos garantir a qualidade do gado que é usado na alimentação. É necessário que esse animal seja imunizado duas vezes ao ano. A nossa meta é imunizar 100% dos animais nas 14 comunidades indígenas", disse Dilma.

Além da vacinação e da aplicação de vermífugo, os pecuaristas também recebem orientações simples para a melhoria no manejo dos bovinos. Eles aprendem sobre a necessidade de trocar os reprodutores a cada três anos; descartar as fêmeas com idade avançada; descartar as fêmeas que tenham abortado; enterrar ou incinerar os ossos de animais mortos, além dos cuidados com o calendário de vacinação do rebanho.

A doença, altamente contagiosa, causa febre e bolhas na boca, narinas, focinho, tetas e patas dos animais. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas, abril e outubro, porque a imunidade do rebanho tem duração de seis meses. O encerramento da segunda etapa será na comunidade indígena Truarú da Cabeceira.


http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=118670
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.