Determinação é resultado de audiência com juíza da 2ª Vara do DF.
Indígenas também aguardam fornecimento de água e energia no Noroeste.
Termina nesta segunda-feira (21) o prazo indicado pela juíza Clara da Mota Santos, da 2ª Vara do Distrito Federal, para que a Terracap e a Funai apresentem plano para remoção de oito famílias indígenas do Setor Noroeste para a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Cruls.
A determinação é do dia 27 de outubro, quando a magistrada se reuniu em audiência com os envolvidos na disputa no bairro nobre da capital federal.
O G1 entrou em contato com a Terracap mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Em 18 de outubro, índios de oito famílias das etnias Kariri-Xocó e Tuxá aceitaram ser transferidos para área de 12 hectares na Arie Cruls, nas proximidades do local que atualmente ocupam no Setor Noroeste. Na ocasião, a Terracap se comprometeu a construir moradias com infraestrutura adequada para receber as famílias.
Os indígenas, liderados pela cacique Ivanice Tanoné, também aguardam o fornecimento de água e energia no Noroeste enquanto a mudança de endereço não ocorre, conforme teria sido prometido na reunião do dia 18 de outubro.
Etnia remanescente
A etnia Fulniô-Tapuya não aceitou o acordo da Terracap e está decidida a permanecer no Setor Noroeste, onde é mantido um santuário. O grupo é liderado pelo indígena Santxiê. O advogado dele, Ariel Foina, disse que a saída do Noroeste não é uma possibilidade para o grupo que veio de Pernambuco.
"A saída do Noroeste nunca foi cogitada pelos Fulni-ô . Se eles quisessem casa, eles voltariam para Águas Belas [em Pernambuco, estado de origem do pajé]. O que está em jogo no Noroeste é uma área especial, uma área que tem valor especial para o ritual deles."
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/11/prazo-para-plano-de-remocao-de-indios-do-noroeste-termina-nesta-2.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Santuário Sagrado dos Pajés- `Pajé Santxiê Tapuya´
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.