Índios invadem escritório da Funai em Tapejara, no norte do RS

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/12/2011
Indígenas entraram em conflito no sábado na Reserva do Ligeiro.
Eles aguardam uma decisão da entidade para voltar para a aldeia.


Mais de 300 índios que entraram em conflito no sábado, na Reserva do Ligeiro, em Charrua, no norte do Rio Grande do Sul, invadiram nesta quarta-feira o escritório da Funai em Tapejara, município próximo a aldeia onde viviam. Eles exigem a destituição do cacique e o retorno à reserva.

As salas da Funai em Tapejara foram transformadas em quartos provisórios. Muitos índios seguem acampados do lado de fora.

"Eles têm que tomar uma providência pelo que aconteceu na reserva", protesta a indígena Rosângela Paleano.

Cerca de 150 índios fugiram da Reserva do Ligeiro depois do tumulto ocorrido no sábado. No incidente, casas foram queimadas e 15 pessoas ficaram feridas.



http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2011/12/indios-invadem-escritorio-da-funai-em-tapejara-no-norte-do-rs.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ligeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.