Justiça ordena a retirada de índios da sede da Funai em Tapejara, RS

G1 - http://g1.globo.com - 23/12/2011
Decisão foi tomada após Ministério Público estadual detectar situação de vulnerabilidade social das crianças. Um ginásio receberá as famílias.


Uma decisão da Justiça ordenou a retirada dos cerca de 300 índios da sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Tapejara, no norte do Rio Grande do Sul, com prazo para ser executada até a noite desta sexta-feira (23). Durante esta manhã, foi concedida uma liminar depois de uma ação civil pública que cobrou a retirada das crianças que estão no local. Segundo o Ministério Público Estadual, elas se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Um ginásio esportivo receberá as famílias removidas. O município também prepara auxílio na alimentação dos índios, que devem ficar no local até um acordo entre líderes indígenas e Funai acertar a remoção deles para a Reserva do Ligeiro, em Charrua.Os índios querem ajuda da fundação para retornar à reserva. Mas, segundo a Funai, eles precisam resolver primeiro o conflito existente entre grupos rivais da aldeia.

No último sábado, uma briga deixou mais de 15 pessoas feridas. Seis casas foram incendiadas. A confusão teria começado após a decisão do cacique de proibir a venda de bebidas alcoólicas na aldeia.



http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2011/12/justica-ordena-retirada-de-indios-da-sede-da-funai-em-tapejara-rs.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ligeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.