Dos quatro líderes indígenas convidados pela Comissão do Senado para debaterem a questão fundiária e a homologação da reserva Raposa/Serra do Sol, compareceram três: Silvestre Leocádio (Sodiur), Gilberto Macuxi (Arikon) e Anísio Pedrosa (Alidicir). O representante do CIR (Conselho Indígena de Roraima) não compareceu ao debate realizado na tarde de ontem na Assembléia Legislativa.
Embora todos tenham expressado o mesmo pensamento, o representante da Sodiur, Silvestre Leocádio, foi o que mais aprofundou o sentimento de união entre índios e não índios em busca de uma solução pacífica.
Silvestre lembrou aos senadores que a maioria dos índios de Roraima não vive mais de caça e pesca "e os que vivem estão sem assistência da Funai", afirmou.
O líder declarou que os índios hoje querem viver com as novas tecnologias e em consonância com o desenvolvimento. "Nos municípios é que os índios vendem suas produções e com o dinheiro compram roupas e produtos para sua vivência", disse. "Quando precisamos de assistência médica e de escolas é o município que nos ajuda, e não a Funai, como é divulgado em Brasília", afirmou. O que a Funai está fazendo é colocar índio contra índio, e isso nós não queremos", declarou.
Leocádio foi bem claro ao pedir aos senadores que tivessem cuidado ao expressar sua manifestação em Brasília. "De outras vezes dizíamos uma coisa aqui e lá [em Brasília] chegava distorcido. O que quero dizer é que não queremos voltar a ser índio de 500 anos atrás e andar nu. Queremos desenvolvimento e união com os não índios", esclareceu.
O líder indígena pediu também para os senadores decretarem a retirada dos estrangeiros da região. "Eles estão insuflando as comunidades indígenas umas contra as outras", advertiu.
Para finalizar, Leocádio foi taxativo ao pedir que os senadores levassem um recado ao presidente Lula. "Levem esse recado ao governo Lula. Se homologarem como querem, haverá derramamento de sangue em Roraima".
O senador Augusto Botelho se mostrou preocupado com o pronunciamento. "Acredito que Lula vá creditar os direitos das pessoas e homologue com as exclusões que propomos. Espero que não seja necessário o derramamento de sangue, até porque o povo de Roraima não tem essa vocação", disse. (R.R)
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Raposa Serra do Sol
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.