Funai delimita terra indígena do povo Suruí/Aikewar, no Pará

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 26/01/2012
Em despacho publicado ontem, 25 de janeiro, o presidente da Funai, Márcio Meira, aprovou Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Tuwa Apekuokawera, do povo indígena Suruí/Aikewar. A área delimitada encontra-se nos municípios de Marabá e São Geraldo do Araguaia, no Estado do Pará, e tem 11.764 hectares.

O povo Suruí/Aikewar - também conhecidos como Suruí do Pará, Suruí do Tocantins, Mudjetire, ou Sororós - é composto por cerca de 400 pessoas, e sua presença na região é conhecida desde o início do século XX. Desde então, o território Suruí/Aikewar sofreu invasões da frente extrativista de castanha, de garimpeiros, madeireiros e fazendeiros.

Com a construção da rodovia transamazônica, na década de 70, intensificou-se a penetração de não-índios na região e multiplicaram-se os conflitos pela posse da terra. Os Suruí/Aikewar acabaram expulsos da área da TI Tuwa Apekuokawera, hoje ocupado por criadores de gado, e tiveram seu território restrito à vizinha TI
Sororó.

A delimitação da TI Tuwa Apekuokawera é necessária para restabelecer aos indígenas o acesso a recursos extremamente importantes para sua reprodução física e cultural, como argila para a produção de cerâmica, áreas de coleta, pesca e caça.

Com a aprovação do relatório, a TI passa a ser considerada delimitada, e os estudos realizados pela Funai serão avaliados pelo ministério da Justiça, a quem cabe declarar a área como de ocupação tradicional dos povos indígenas, próximo passo do processo de reconhecimento da Terra Indígena.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/01_jan/20120126_06.html
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tuwa Apekuokawera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.