Vereadores e Secretaria de Saúde se reúnem para debater questão indígena

Diário do Vale - http://diariodovale.uol.com.br/ - 29/01/2012
Angra dos Reis - Uma comissão formada por vereadores e militantes do Partido dos Trabalhadores de Angra participa, em 6 de fevereiro, de uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Amílcar Caldellas. O objetivo do encontro é discutir assuntos referentes à população indígena de Angra. O encontro foi marcado após uma visita da comissão à Aldeia Indígena do Bracuí, na semana passada.

Participaram da visita à aldeia os vereadores Doutor Ilson Peixoto (PT) e Cordeiro (PT). O objetivo do encontro era conversar com a população e verificar suas críticas de precariedade na infraestrutura. Além dos dois parlamentares, acompanharam o grupo o presidente do PT em Angra, Marcelo Oliveira; e o assessor do ministro da Pesca e Aquicultura, Luís Sérgio (PT), que é conhecido em Angra como Zeca.

Ilson Peixoto lembrou que havia sido convidado para ir à aldeia pelo vice-cacique Domingos. Ele foi ao local porque os indígenas pediram melhorias no acesso, nas condições do campo de futebol, do recolhimento do lixo - que é de responsabilidade da prefeitura -, assim como do transporte, realizado por Toyotas oferecidas pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

- Ele também nos chamou para mostrar a precariedade do posto de saúde, tanto pela péssima manutenção predial como pela falta de profissionais, já que os agentes comunitários indígenas foram demitidos - comentou Peixoto.

Segundo o vereador, cabe à prefeitura contratá-los por meio de um convênio entre a Fusar (Fundação de Saúde de Angra dos Reis) e o Ministério de Saúde. A grande preocupação dos índios, no momento, é que aumentem os casos de doenças que podem ser prevenidas, como a diarréia, a desnutrição e a mortalidade infantil.

- Vamos tentar conseguir uma cópia do convênio para saber as atribuições do Ministério da Saúde e da Fusar, e levar o prefeito à Aldeia - disse Ilson Peixoto.




http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,52151,Vereadores%20e%20Secretaria%20de%20Saude%20se%20reunem%20para%20debater%20questao%20indigena.html#axzz1kyUHyY22
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.