Aldeia Tangará recebe sistema de energia solar dentro do programa Luz para Todos

Blog da Funai - http://blogdafunai.blogspot.com/ - 01/03/2012
Uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério das Minas e Energia, Eletrobrás, Furnas e a concessionária de energia elétrica da região, a Elektro, levou eletricidade para nove famílias indígenas e para a escola da aldeia Tangará, em Itanhaém/SP.

Em fevereiro, foi instalado um sistema de energia com placa solar fotovoltaica, composto de duas placas, quatro baterias, um controlador digital de carga e um conversor de energia. Com geração de 30 kW/h/mês, distribuídos em três pontos de iluminação e duas tomadas para ligação de eletrodomésticos, o sistema é vantajoso por não impactar o meio ambiente. A tarifa mensal para as famílias é de R$ 6,00.

A aldeia Tangará é habitada por 70 indígenas da etnia Guarani Mbya, distribuídos em 12 famílias. Como a ocupação da área é recente, as novas famílias que chegaram durante o andamento do processo e que não foram contempladas nessa primeira etapa, serão atendidas com a ampliação do programa.

As principais atividades de subsistência da aldeia Tangará são a agricultura tradicional e a produção de artesanato.



http://blogdafunai.blogspot.com/2012/03/aldeia-tangara-recebe-sistema-de.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Branco (do Itanhaém)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.