Reunião define detalhes do "Abril Indígena"

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 22/03/2012
Representantes das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Assuntos Indígenas, Educação, se reuniram na manhã desta quinta-feira (22) para definir detalhes do "Abril Indígena", que acontecerá em diversas comunidades entre os dias 2 a 24 de abril. A reunião foi no Palácio 9 de Julho.

Durante os dias de atividades serão realizados atendimentos médicos, atrações culturais, inaugurações de escolas municipais em comunidades, além da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

No Dia do Índio (19) a Prefeitura de Boa Vista realizará uma programação especial na comunidade Campo Alegre, com várias ações que beneficiem os moradores. O objetivo da reunião foi discutir plano de comunicação, parceiros, atividades, apresentações culturais, entre outros assuntos de relevância para a ação.

Para Suely Campos, vice-prefeita de Boa Vista, esta ação é de extrema relevância para o município. "Estamos todos empenhados para realizar um grande evento, oferecendo às comunidades serviços de saúde, educação, social e lazer. Tenho certeza que o "Abril Indígena" será um diferencial na vida de todos os moradores de nossas comunidades", afirmou Suely.


FEBRE AFTOSA - A Prefeitura de Boa Vista iniciará no dia 2 de abril a vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino de 14 comunidades indígenas. O objetivo é garantir a imunização de quatro mil e seiscentos animais, preservando a saúde sanitária e permitindo que o rebanho atenda aos critérios exigidos para a comercialização.

A equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) permanecerá durante o dia nas comunidades imunizando e vermifugando o gado, além de fazer o controle externo de parasitas como carrapatos e moscas. Os trabalhos começarão no Truarú da Cabeceira.

A ação faz parte da campanha para a erradicação da doença. A idéia é preservar a saúde sanitária dos animais, garantindo que estes possam ser comercializados no mercado local, gerando renda para as famílias indígenas. As atividades encerram no dia 18 de abril.

A imunização do rebanho é obrigatória. A doença, altamente contagiosa, causa febre e bolhas na boca, narinas, focinho, tetas e patas dos animais. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas, abril e outubro, porque a imunidade do rebanho tem duração de seis meses.

Conforme o cronograma, no dia 3 a equipe imunizará o rebanho da comunidade indígena Serra da Moça. No dia 4, será atendida a comunidade Morcego no período da manhã. Na parte da tarde e no dia 5, será a vez da comunidade Truarú da Serra. No dia 9 a equipe imunizará o rebanho da comunidade Bom Jesus e Lago Grande.

A vacinação seguirá atendendo às comunidades do Milho e Aakan (11), Senhor Vicente e Palmeira (12), Campo Alegre e Ilha (13), Vista Nova e Mauixi (14), Vista Alegre (16 e 17) e Darora (18).



http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=126375
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.