Carro da Funai é atingido por tiros em uma emboscada

Midia News - http://www.midianews.com.br/ - 26/03/2012
Uma caminhonete Hilux ocupada por quatro servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi atingida por tiros, em uma emboscada na terra indígena de Urubu Branco, localizada na cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá).

Segundo a Polícia Civil, o ataque foi por volta das 7h desta segunda-feira (26). Os servidores vinham de Vila Rica (a 70 km de Confresa) e o carro foi atingido quando passava sobre um "mata-burro" (lombada).

A suspeita é de que índios da etnia tapirapé tenham feitos os disparos contra o veículo. O motivo seria um conflito de terras que envolve posseiros e índios. A disputa de uma área de terra está em processo judicial.

Em 2011, a Justiça Federal deferiu um pedido de liminar permitindo a permanência dos fazendeiros que estão estabelecidos no local, até que sejam resolvidas as pendências acerca do direito de posse.

A terra indígena em questão possui 167,5 mil hectares. A Funai entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão, que permitiu que os posseiros ocupantes de glebas permanecessem na área. O pedido ainda não foi analisado.

A Polícia Federal informou ao MidiaNews que já tomou conhecimento do caso, que será investigado.

A Funai de Palmas (TO), que responde pela aldeia Urubu Branco, disse ao site que está ciente do ocorrido e vai tomar as providências cabíveis.



http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=113074
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Urubu Branco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.