Após realizarem um protesto pacífico para que a população conhecesse a situação das estradas das aldeias, os indígenas interditaram pelo quarto dia consecutivo a MS-156, que dá acesso ao município e Itaporã, entre outras estradas vicinais que cortam a Reserva. Índios das aldeias Jaguapiru e Bororó se revezam na barreira feita com tronco de árvore e trator, atravessado na pista, por melhores condições de trafegabilidade nas aldeias Bororó e Jaguapiru.
Segundo o vice-líder da Jaguapiru, Leomar Mariano Silva não está passando ninguém pela rodovia, "fizemos o bloqueio e está passando apenas ambulâncias, bombeiros e a polícia, além do bloqueio, as escolas e unidades de saúde não estão prestando atendimentos".
Leomar disse ainda que na manhã desta quinta-feira os indígenas pretendem levar o manifesto para frente do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, que abre nesta quinta-feira para a 48ª Expoagro. "Seguiremos com tratores, carroças, cavalos, carros, motos e bicicletas até o Parque"
Segundo o lider Vilmar Martins Machado, da aldeia Jaguapiru, que se durante a tarde de hoje não aparecer nenhum representante do governo, eles seguirão com o manifesto. "Se até as primeiras horas da tarde não aparecer ninguém para falar com a gente, vamos para o Parque de Exposições amanhã, quando o governador chegar aqui para a abertura da Expoagro", afirmou.
As lideranças afirmaram ainda que serão mobilizadas mais de mil pessoas para irem até o Parque, e se não houver nenhum retorno também serem fechadas as estradas de acesso ao Panambi e a aldeia Lagoa Rica, localizada na cidade de Douradina.
Transferência de Título
Leomar explicou que os indígenas da Reserva de Dourados se mobilizaram nesta quarta-feira, último dia de prazo dado pelo Cartório Eleitoral, para transferir seus títulos eleitorais para a comarca da cidade de Itaporã. O líder afirmou que a decisão foi em decorrência da falta de resposta por parte do poder público municipal e estadual.
http://www.douradosnews.com.br/dourados/protesto-expoagro-pode-ser-invadida-por-indios-pintados-para-guerra
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Dourados
- TI Panambi - Lagoa Rica
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.