TurisAngra ganha apoio da Funai e Museu do Índio

Prefeitura Angra dos Reis - http://www.angra.rj.gov.br/ - 08/05/2012
Batizado de Caminhos do Bracuí, novo destino turístico inclui visita à reserva indígena Sapukai


A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) continua o trabalho de elaboração do projeto que vai criar um novo destino turístico no município. A iniciativa tem como finalidade dar mais opções de lazer para quem visita a cidade, fazendo com que a permanência nos hotéis e pousadas aumente. Entre as ações previstas está uma visita à reserva indígena da tribo Sapukai, onde vivem 380 índios guaranis.

Batizado com o nome de Caminhos do Bracuí, o projeto recebeu dois importantes apoios na última semana. O coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Angra dos Reis, Cristino Abreu Machado, e o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, estiveram reunidos com o presidente da TurisAngra, Hique Carloni. Eles foram discutir detalhes técnicos do projeto, que tem algumas especificidades, por envolver uma tribo indígena.

- Nós entendemos de turismo! Eles entendem sobre a cultura e a vida dos índios, e por isso fico feliz que tenham aceitado nosso convite para ajudar na execução desse importante projeto - disse Carloni.

Uma das contribuições dos novos parceiros foi quanto ao local onde será construído o espaço cultural para a exposição e venda de artesanato, apresentação de danças folclóricas, entre outras atividades. Primeiro foi ventilada a possibilidade de construir esse espaço próximo à aldeia, mas os indigenistas optaram por preservar o local onde os índios convivem.

- É importante que não levemos a interferência do homem branco para dentro da aldeia. Hoje, por falta de um espaço próprio para as atividades, existe essa visitação, porém de forma esporádica. Já com este projeto, devemos ter uma visão diferenciada - declarou José Carlos Levinho, antropólogo que trabalha há mais de 20 anos na Funai.

O novo espaço sugerido fica logo após a entrada da trilha que leva à aldeia. Lá deverá ser construída uma grande estrutura com eucaliptos e palha de palmeiras, onde vão acontecer as apresentações de dança e músicas tradicionais. Ao redor ficarão as ocas, onde será exposto todo o artesanato produzido na aldeia, assim como as agendas e cadernetas confeccionadas na gráfica da comunidade indígena. O entorno vai receber árvores típicas da Mata Atlântica. Essa se tornaria mais uma atração do local, já que existe a possibilidade de realizar passeios com os turistas para mostrar as espécies nativas.

Outra ação do projeto que ganhou atenção durante a reunião foi a construção do Centro de Informações Turísticas em forma de oca, na entrada do bairro Bracuí. O equipamento será ser erguido pelos próprios índios, de forma ecologicamente correta, seguindo o modelo utilizado no Museu do Índio. No local, garrafas PET foram reaproveitadas como material de forro. A luz natural também deverá ser bastante utilizada na iluminação do local.

- São ideias como essas que agregam valor ecológico, cultural e, obviamente, turístico ao projeto. Saio dessa reunião com a certeza de que estamos no caminho certo - finalizou Hique Carloni.



http://www.angra.rj.gov.br/asp/noticiasdaprefeitura.asp?vid_noticia=8095
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.