Secretário de Educação reúne com lideranças indígenas do Parque do Tumucumaque

Governo do AP - http://www.ap.gov.br/ - 13/07/2012
O secretário de Estado da Educação, Adalberto Ribeiro, reuniu com lideranças indígenas do Parque do Tumucumaque e com o secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Coaracy Gabriel Macial, para tratar de assuntos relacionados à construção de 21 escolas naquela região, que fazem parte do conjunto de ações do PROAMAPÁ Educação.

Participaram do encontro a presidente da Associação dos Povos Indígenas Wajãpi (Apiwa), Cecília Apalai; o gerente do Núcleo de Educação Indígena, Aldiere Orlando; e o coordenador de Educação Específica, Jean Paulo Gomes.

Na construção serão investidos R$ 3.171.009,45 de recursos oriundos do governo federal com contrapartida do Governo do Estado do Amapá, que foram recuperados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), uma vez que essa verba era de 2007 e não foi conveniada.

\"Representantes da Secretaria foram até Brasília recuperar os recursos e propor alterações no projeto arquitetônico e financeiro, para as construções serem executadas em madeira de lei local das terras indígenas. Esse convênio contempla 21 escolas indígenas da região do Parque do Tumucumaque, que custará R$ 151.630,40, sendo oito da região Missão Tiriyó, 13 da região Apalai e mais oito escolas no município de Oiapoque, totalizando 29 escolas\", explicou o coordenador de Educação Específica, Jean Paulo.

A Secretaria de Educação está garantindo os repasses para que a construção dessas escolas avance o mais rápido possível. A previsão é de que ainda em 2012 sejam inauguradas pelo menos 13 escolas do lado da região Apalai do Tumucumaque e intensificados os trabalhos das outras oito da Missão Tiriyó, com uma previsão de entrega no primeiro semestre 2013.

Formação de professores

Outro assunto tratado na reunião foi sobre a formação de professores. A Seed está empenhada em garantir educação indígena especifica e diferenciada aos povos do Amapá e da região Norte do Pará.

Foram retomados os cursos de formação de mais de 150 professores indígenas que há anos não ocorriam, e que agora estão acontecendo com recursos próprios da Secretaria de Educação e com contrapartida das comunidades indígenas que querem ver seus professores formados e com a autonomia que tanto desejam.

O objetivo é ofertar nas 24 escolas da região do Parque do Tumucumaque educação indígena especifica, diferenciada, bilíngue e ou multilíngue, comunitária e intercultural, como prevê a legislação educacional.

\"Nós estamos trabalhando para que todos os professores do Tumucumaque sejam do Parque, indígenas e concursados. Ano que vem haverá um concurso público só para a área indígena. O desejo do governador Camilo Capiberibe é que haja uma política que atenda as reivindicações dos povos indígenas\", enfatizou o secretário de Educação, Adalberto Ribeiro.



http://www.ap.gov.br/amapa/site/paginas/noticias/news.jsp?ref=4430
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tumucumaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.