Comunidades Kaiowá, Guarani e Terena realizam 4o Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias

Neppi - http://www.neppi.org/ - 27/07/2012
De 19 a 22 de julho, a terra indígena Panambizinho, em Dourados, no sul do estado do Mato Grosso do Sul, recebeu a quarta edição de um fórum em que as comunidades indígenas são protagonistas na discussão sobre o uso de tecnologias de comunicação em suas aldeias.

Trata-se do Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias (FIDA), que mobiliza há dois anos realizadores indígenas das etnias Kaiowá, Guarani e Terena. Em 2012, ele teve como tema o conhecimento tradicional nas novas tecnologias e foi dedicado à memória do antropólogo e professor Antonio Brand (UCDB).

Durante todos os quatro dias, o FIDA 4 contou com a participação de mais de 50 pessoas e representantes dos tekohas Guyra Roka e Te'ýikue, de Caarapó; Amambai, de Amambai; Bororo, Jaguapiru e Panambizinho, de Dourados; e das terras indígenas Buriti, de Dois Irmãos; e Cachoeirinha.

Em suas aldeias, os jovens participantes são responsáveis por variados projetos de comunicação - como a realização de vídeos, a produção de jornais, a manutenção de pontos de conexão com a internet e também de rádios comunitárias.

Reunidos na Escola Municipal Pai Chiquito, no Panambizinho, eles discutiram o acesso à produção audiovisual pelas comunidades; a democratização dos conhecimentos adquiridos durante os cursos de formação; as formas de elaboração de projetos para obtenção de financiamento; e alternativas para a construção de iniciativas autônomas de comunicação.

O fórum foi acompanhado de perto pelas lideranças da comunidade anfitriã, que participaram das discussões e dinâmicas do evento ressaltando a importância do uso das ferramentas tecnológicas na valorização das culturas indígenas. Elas trouxeram suas bênçãos, o som dos mbarakás, dos cantos e danças tradicionais kaiowá, e as histórias da luta pelo direito à terra no Mato Grosso do Sul.

Idealizado e coordenado por realizadores indígenas, como Gilmar Galache, Célio da Silva Reginal, Sidivaldo Júlio Raimundo, Abrísio Silva, Eliel Benites, Ismael Morel, Ademilson Concianza e Fábio Concianza, o evento teve a participação ativa de Ivan Molina, cineasta boliviano da etnia Quéchua e diretor da Escuela de Cine y Arte de La Paz.



http://www.neppi.org/noticias.php?id=837
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Panambizinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.