Índios fecham ponte na divisa do PR e congestionamento chega a 30km

Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br/ - 06/08/2012
Cerca de 300 indígenas bloquearam na manhã desta segunda-feira (6) a Ponte Ayrton Senna, que liga Guaíra, no Oeste do Paraná à Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles protestam por melhorias na área de saúde, além de reivindicarem a construção de uma escola que poderia atender índios de três aldeias da região de Guaíra. A pista foi liberada no meio da tarde.

A mobilização, apesar de ocorrer pacificamente, complicou a viagem de muitos motoristas. Segundo a PRF, houve congestionamento de até 30 km do lado paranaense. Do lado do Mato Grosso do Sul, houve uma longa fila de caminhões. A ponte foi fechada com galhos e apenas ambulâncias e viaturas ficaram liberadas para o tráfego.

No período da manhã, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) juntamente com um assessor especial para Assuntos Fundiários estiveram no local, mas não houve negociação. Ainda segundo a PRF, os índios solicitaram a presença de um procurador da república, que já chegou em Guaíra e tenta um acordo com os manifestantes.



http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1283591
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tekoha Araguaju
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.